terça-feira, 5 de agosto de 2008

O Poder da Música


Já perceberam o quanto uma música pode "mexer" com a gente? E o quanto o estilo de música que estamos ouvindo revela o nosso estado de espírito em um determinado momento?
Se o clima é de romance, são as canções de amor que nos embalam; se um churrasco é montado, a trilha, na certa, é um bom sambinha, um pagode; há quem opte pelo bom e velho forrózinho quando o assunto é a azaração (pelo menos aqui no Nordeste); se é carnaval, só se fala em axé music. Enfim, independente do ritmo, sempre existe uma canção para expressar nossa emoção.
O curioso é que não é de hoje que isso acontece. Não há vestígios arqueológicos que comprovem, mas muitos estudiosos afirmas que a arte de extrair sons de instrumentos, nasceu ainda na pré-história. Os mesmos crêem nessa possibilidade ao comparar o homem da idade da pedra com os indígenas brasileiros, os quais produziam música em caráter religioso ou ritualístico, batiam as mãos e os pés em agradecimento aos deuses.
Os tempos se passaram, mais e mais instrumentos foram criados, outros estilos surgiram bem como os papéis que essa manifestação cultural passou a exercer. Seja no campo da educação em geral, no campo ligado ao trabalho, na medicina, nas relações inter-humanas ou na terapia e reabilitação humana, a música aplicada, pode, dentro da sociedade, desenvolver e intensificar vários setores de atividades. Um exemplo são as letras ditas "de protesto" dos rappers que vêm para dar voz, principalmente aos que vivem nas dificuldades das favelas brasileiras.
Como entretenimento, as composições (já não tão poéticas asssim) são ouvidas nos mais variados ritmos e com títulos que geram duplo-sentido. Chegam a ser absurdos, mas, como não estamos na época da ditadura, quando vários de nossos bons músicos foram CENSURADOS, aqueles que gostam e até mesmo os que não gostam, são "obrigados" a ouvir "Chupa que é de uva" ou "Senta que é de menta" ou ainda "Créu!". (Ai, ai...). As trilhas que escutamos nas novelas e filmes também nos entretém. É impressionante como, mesmo não estando assistindo às cenas, ao ouvir "Pretty women", por exemplo, ou "Oceano", é como se estivésemos vendo Julia Roberts e Richard Gere em "Uma Linda Mulher" ou cenas dos personagens de Malu Mader e Taumaturgo Ferreira em Top Model"(essa é antiga).
Enfim, o mesmo acontece com nós mesmos. Basta ouvirmos músicas de uma determinada fase em nossas vidas, pronto! É como se o "automático" fosse ligado em nós e o um filmezinho começa a passar por nossa mente, fazendo-nos recordar bons e/ou maus momentos, períodos da infância, adolescência ou até mesmo, momentos recentes...
É como Victor Hugo disse certa vez:

"A música está em tudo. Do mundo sai um hino."

Belas e sábias palavras.

Por Micarla Souza.

5 comentários:

André Giacomini disse...

Bom Micarla...parabens pelo que vc escreveu...lindo mesmo....minha vida se baseia em romance e curtição....Musicas romanticas e rock são meus ritmos....momento relax...musica clássica como Bethoven e Mozart são muito bem vindas.....duas músicas q me marcaram: November Rain(guns) e I Don´t Want to Miss a Thing(tema do filme Armageddon do Aerosmith)....

Rony Mathias disse...

Como sou completamente apaixonado por música, seja ela de qual ritmo ou estilo for, seja ela de boa ou má qualidade, qualquer coisa que eu disser aqui, será muito pouco pra expressar o que eu penso com relação ao tema em questão.
Sempre existe algo de bom na música, por pior que ela possa soar aos seus ouvidos. até mesmo no créu! Duvidam???? É impossivel algo totalmente ruim agradar a tanta gente. E ainda tem a questão do gosto que pode até ser discutível, criticado ou até mesmo mudado, porém cada qual tem o seu e deve ser respeitado.

Unknown disse...

Micarla, vc é do tempo de Top Model?
kkkkkk...
Adorei o seu blog, e realmente ninguém merece ouvir a "dança do creu ", vc só não comentou sobre o melhor estilo de musica que é o rock, mais tudo bem.

Headbanger's Heavy disse...

Bem Senhorita Micarla, encanto d pssoa !!!
Realmente lindo, e ao msm interessante o q vc escreveu !Acho q deu p/ perceber q tb sou apaixonado por musik, princinpalment pq adoro toca - las ! A musica sempre nos acompanha em varios momentos d nossas vidas, seja essa boa o ruin + o + important é q na maioria das vezes ela conforta a nossa alma e deixa os nossos corações em paz !
E concordo com a Taize, q faltou o rock ser comentado, pq ele tem uma enorme contribuição p/ a musik mundial !!!

Unknown disse...

realmente a música tem um poder inexplicável...costumo dizer que minha vida tem trilha sonora...kkk pq sempre encontro uma música ideal para todo tipo de situação, seja ele triste, alegre, romântico...ah os românticos...
eles é que marcam mesmo.
um grande bjo p vcs meninas e um especial p minha amiga Micarla.
(te adoro).