domingo, 3 de agosto de 2008

Amores não-correspondidos


Quadrilha


João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para o Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.

(Carlos Drummond de Andrade).

O poema do grande Drummond retrata uma das sensações pela qual um grande número de pessoas passa: amar sem ser amado.

Certamente, se pudéssemos escolher, optaríamos por uma troca mútua. Amar, sentir as mãos frias e trêmulas, as pernas bambas, um sorriso constante nos lábios e notar que o mesmo acontece com a pessoa amada facilitam demasiadamente as belas histórias de amor a que costumamos assistir. Porém o contrário é doloroso e motivo de vários desfechos trágicos.

Mas por que as pessoas insistem em um sentimento em que não há reciprocidade?

Especialistas dizem que os motivos que levam a essa insistência são quase sempre os mesmos. A baixa auto-estima crenças inadequadas a respeito do amor, preconceitos e preocupações com o julgamento alheio, rigidez dos pensamentos e a não aceitação dos fatos. Pessoas que não gostam de si mesmas também acham que ninguém poderá gostar delas e, assim, passam a procurar amores que sabem que não dará certo a fim de evitarem frustrações posteriores. Essas mesmas pessoas são também egoístas, e exigem uma atenção que a elas não pertence, como se o outro f

osse obrigado a ter por elas um sentimento de igual proporção.

Perguntados sobre o tema em questão, algund de nosso leitores responderam o que abaixo se segue:



Eu já a

mei sem ser amado. Era interessado numa menina linda, freqüentava a casa dela, s´[o que ela não me dava nem um “moral”. Ela só tinha olhos para o namorado dela. Eu sofri um pouco, mas tentava disfarçar. Até que um dia percebi que o que havia entre eles era sério mesmo e resolvi esquecê-la. O fato de eu estar sempre perto dela dificultou ainda mais essa situação, mas deu tudo certo. Hoje sou muito bem casado e amo minha esposa. Nada melhor que a igualdade de sentimentos entre um casal”

(Isac, atleta lateral-direito do Sergipe).


“Amar é muito forte. Acho que, na realidade, quase ninguém ama sem ser amada porque, para se amar, precisa-se de convivência e isso é difícil. Em tese, isso não acontece com quase ninguém. Você pode gostar sem ser gostada. Sim. Eu já gostei sem ser gostada. Coisa de adolescente... mais coisa platônica mesmo.”

(Michelle, estudante do curso de nutrição da UFRN e funcionária pública.).


Entrar numa ilusão desse tipo, ao contrário do que alguns pensam, não evita frustrações, mas sim, as dá uma maior dimensão. Para que haja correspondência, o ideal é que não haja cobrança. Portanto ame, se entregue, se declare, sem esperar o retorno imediato. Comece a distribuição desse amor por você mesmo. O resultado será bastante proveitoso, sua qualidade de vida melhorará em 100%. E mais: a reciprocidade será percebida, de repente até por parte de quem você nem espera. Pode estar certo disso.




Por Micarla Souza.

3 comentários:

Paulo Sérgio Silva disse...

Como é difícil falar sobre o "amor".
Quer ver uma coisa!
Tenta falar pra sua(eu) namorada(o) que a(o) ama sem usar a palavra "amor" - ela(e) não entenderá.
Agora tenta dizer que a (o) ama usando a palavra "amor" - ela(e) não acreditará.
O amor é isso: incompreensão, desconfiança... um pouquinho de paixão e muitas consequências.

Atitudes.ComCharme disse...

Penso que o amor se faz da junção dessas palavras: COMPREENSÃO+CONFIANÇA+PAIXÃO = AMOR

Caso contrário, as CONSEQÜÊNCIAS seriam sempre desastrosas.

Micarla Souza.

Unknown disse...

É mais ninguém manda no coração, porque as vezes existe pessoas que ama mais não é amada e tenta iludir o coração achando que aquela determinada pessoa irá devolver com o mesmo sentimento e quando não dá certo só desiste quando já sofreu d+.

( é muito complicado esse assunto )