domingo, 10 de agosto de 2008

Cataplexia. Você sabe o que é?


Era uma vez uma criança que ao dormir tinha a sensação de está presa, amarrada e sem conseguir falar, fazia todos os esforços para se soltar, gritar, porém tudo em vão... Diziam que era um homem mau que a segurava e que para se livrar dele, teria que tirar seu chapéu, mas como nunca ela conseguia ver o rosto desse homem, era só imaginar que estava jogando bem fora o chapéu desse homem que ele na mesma hora iria embora...



Isso mais parece um conto assustador de livro infantil, mas não é! Essa sensação tem nome: Cataplexia. E para amenizar a situação das crianças que passam por isso, inventaram essa estória. Provavelmente uma invenção de um bem chamado mãe.


Cataplexia é uma súbita perda do controle muscular voluntário, é um sintoma encontrado no distúrbio do sono chamado Narcolepsia, caracterizado pela sonolência intensa durante o dia. Ela pode ocorrer raramente somente durante o sono ou freqüentemente a qualquer hora do dia, sendo confundida com o ataque de epilepsia, embora não seja tão grave quanto, mas é fundamental que seja procurado um médico neurologista.

Quem já sentiu sabe da sensação assustadora que nos deixa imóveis...


Comigo aconteceu pela primeira vez há uns quatro anos. A princípio eu juro que sentia medo, mas depois comecei a tirar proveito desse momento quase indescritível: a possibilidade de não PODER SE MOVER é inexplicável, ver-se consciente de todas as suas faculdades mentais, sentir o cheiro das coisas, enxergar, ouvir, porém não PODER FALAR, por nada conseguir dizer com palavras...


É como se estivéssemos em outro mundo ou em um corpo que não nos pertence pelo fato de não termos a capacidade de controlá-lo. É como se não acertássemos mexer nos nossos próprios botões, não tivéssemos força para comandar nossos desejos, o único e mais intenso desejo: sair daquele estado imóvel!


Esse êxtase dura não mais que trinta segundos, se bem que nunca parei para cronometrar (se bem que parada já estava [preciso parar aqui um pouco para sorrir!]), mas mais parece uma eternidade em um desconhecido estado físico meio indecifrável.


Os religiosos dizem que isso acontece porque sua alma está caminhando no mundo espiritual a fora e a perda do controle muscular aparece porque seu inconsciente acordou, mas seu corpo está dormindo, vazio de alma (será então que é a alma que fala por nós?). Não duvido e nem afirmo!


No entanto..
Eu desejo uma experiência dessas em sua vida pelo menos uma vez na sua efêmera existência, acreditem não é por maldade! Somente quem vem dessa indecifrável quase que total “tortura”, compreende o que é mente, corpo e alma desagregados por alguns segundos, com a profunda necessidade de se encontrarem e tornarem a ser só um de novo.



Leide Franco.

5 comentários:

Unknown disse...

Olha, como narcoléptica, que já teve essa sensação até mais de uma vez por dia, achei muito desagradável sua colocação. Não existe lado lúdico nessa sensação. Quando ocorre, ocasiona queda da pessoa, o que é potencialmente perigoso (imagine isso acontecendo com vc perto do trilho do metrô). Cataplexia pode matar, sabia? É um sintoma de uma doença neurológica grave e sem cura. Quer sentir esse sintoma? Então troque de vida comigo, criatura acéfala. Venha experimentar ter sono o dia todo, tomar cada vez mais remédios e com o tempo ver eles não funcionando. Venha ser tachado de preguisoço, perca seu emprego, sinta-se um inútil o tempo todo por mal conseguir ficar acordado numa reunião em seu trabalho. Sinta-se um fardo para seus familiares, e tente achar um médico que trate essa doença na rede pública. Ah, fui grosseira em minha manifedstação?? Então nao seja insensível com a doença das outras pessoas. Grata.

Unknown disse...

Tati,
lendo seu relato não consigo imaginar como seria esta sensação, porém acredito que deve ser horrível... hoje já está disponível no Brasil um medicamento com o nome Stavigile cuja substância é a modafinila que até então só se tinha acesso através de importação. Procure um Neurologista o mais rápido possível, pois tenho certeza de que se surpreenderá com o tratamento.

Unknown disse...

Tati compartilho de um pouco do seu mal tenho cataplexia, porem sem narcolepcia(caso raro), o remedio citado aparentemete é muito bom, porem extremamente caro e de dificil acesso.... Aguardamos ainda atencao do governo conosco... Se cuida

SA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SA disse...

tati, primeiro parabéns. Você me pareceu muito corajosa e forte para enfrentar isso. segundo, obrigada pelo exclarecimento sobre a doença. Eu não sei nada sobre isso e nem posso imaginar como pode ser difícil! Desejo muita sorte para você, nunca desista! :)
...
Eu achei esse post no blog numa pesquisa no google sobre narcolepcia. Comecei a pesquisa com disturbios do sono porque várias vezes à noite eu acordo e fico assim, sem conseguir mexer, falar, e ainda escuto coisas como choros de bebês, zunbidos, risadas do mal, gritos, e as vezes até vejo coisas com alguém parado me encarando, um homem estrangulando um mulher, alguem tentando me jogar num penhasco e outras coisas q sempre me assustaram. Quando mais nova pensava em demônios, bruxas e espíritos do mal e meus colegas nunca acreditavam quando eu contava. Tenho 16 anos e realmente não sei do que isso se trata, peço perdão pela minha ignorância, mas alguém sabe do que se trata? Seria uma manifestação (muito) mais leve de narcolepsia? Também sinto muita sonolência durante o dia, mas não a ponto de dormir conversando com alguém ou coisa parecida. Claro que vou buscar ajuda proficional (acho deve ser com um neurologista), mesmo assim, se alguém tiver uma dica pra me dar... agradeço!