domingo, 3 de agosto de 2008

Nostalgia


Algumas pessoas entendem Nostalgia sob um aspecto triste e outras a vêem a partir de uma felicidade trazida por um momento passado na vida delas. No sentido real da palavra, encontramos várias explicações para essa tal nostalgia. Vai da saudade de uma terra natal da qual se está distante a falta daquilo que nunca se teve ou viu (típico do mundo teen, porém comum entre os adultos).

Quando fui questionada e incumbida de escrever sobre o assunto, me mencionaram a música como uma fonte de reviver uma saudade do ontem ou uma esperança almejada nesse instante ou amanhã. Talvez, de fato, nada traga mais essa sensação de querer ter algo ou viver algum momento do que a música. Ela nos leva ao conhecido e nos remete para um tempo em que gostaríamos de estar, fazendo o que nos traria um pouco mais de felicidade. Porém, dizem que o sentimento de nostalgia é comum para aqueles que estão exilados.


Mas o que justifica o fato de pessoas "livres" viverem essa emoção?


A prisão que muitos carregam dentro do seu peito, da consciência faz com que a melancolia bata à porta dos seus sentidos mais íntimos.

Pra essa saudade tida como nostalgia, Clarice Lispector usou as palavras mais rebuscadas e profundas para definí-la em seu mais completo significado. Disse da forma mais tocante o que é e como se mata (cura) uma falta inquietante que por vezes insiste em gritar.


Ela disse assim:


Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.


Lendo como se degustasse esse fragmento, me vem a nítida certeza de que Nostalgia tem nome, é gente, vive. Tem cores que só cada um é capaz de desenhar por consequência de tudo que lhe faz sentir a falta dessa presença.

Nostálgico não é adjetivo pra qualquer um! Precisa-se de alma, passado, sonhos, fé no futuro. É preciso ter dentro de si um sufoco que suspira, que quer buscar, pegar, sentir.

É preciso discordar de Freud quando ele diz que a melancolia, no termo nostálgico de ser, é a perda do interesse pelo mundo externo, pelo amor, que leva o indivíduo à depressão.


Como pode ser assim?!


Se a Nostalgia é o interior consciente pedindo a volta do passado externo, tocando e sentido... Ou a vontade de chegar até o que nunca se teve, na antecipação de um desejo de sentir saudade que mais na frente será chamado de estado melancólico bom de ter.

Que vivamos a Nostalgia de querer extrair dos nossos pensamentos, ações todas as sensações que a alma pede, pra que nossas vidas se tornem a cada segundo uma saudade em forma de fome. Que tenhamos a oportunidade, ainda nessa vida, de provar todos os melhores sabores que ela nos oferece, seja através de uma melodia suave, de um pôr-do-sol numa tarde quente ou simplesmente pelo vento cantante da natureza que nos faz recordar e viver o que precisamos querer e sentir.





Por Leide Franco.

Um comentário:

Rony Mathias disse...

Quem dera eu, poder me expressar tão bem assim e poder traduzir sentimentos com tamanho talento. Parabéns Lady, a cada dia que se passa te admiro mais ainda!