domingo, 3 de agosto de 2008

Virgindade.


Esteticamente, a virgindade nas mulheres está relacionada com a integridade do hímen (uma pequena dobra mucosa que fecha a entrada da vagina). Esse simples detalhe caracteriza a mulher como sendo “moça”, “pura”.
Esse tema sempre foi motivo de discussões em decorrer dos tempos. Nele está inserido todo um contexto cultural e principalmente religioso, no qual o ato sexual tinha tempo marcado para acontecer, ou seja, só depois do casamento, caso fosse diferente, poderia virar caso de polícia.
E como tradição, cultura são heranças que muitos ainda carregam nos nossos dias, esse tema ainda é tabu que por muitos não foi superado.
Agora quando se trata de virgindade masculina, os fatos são contrários. Menino não pode ser virgem por muito tempo! Atingiu a puberdade, está pronto e deve se relacionar sexualmente. Enquanto que a “menina moça” deve esperar o matrimônio consumado para virar de fato mulher.
Contudo, para quem vive nessa áurea de liberdade de gostos e expressões, não ser virgem é simplesmente um “detalhe”, o que para muitos acaba virando banalidade. Tendo em vista que apesar de ser um processo natural, comum a todos, é também um passo que leva a conseqüências graves como a gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis quando não há o uso de contraceptivos. Sexo é uma escolha consciente e pra pessoas maduras... Ou pelo menos deveria ser!
Tudo nos leva a acreditar que sexo é também uma questão de respeito, de informação e também de educação que deveria ser um tópico discutido dentro dos lares, passado e ensinado pelos pais e depois professores nas escolas. Lamentavelmente, a maioria dos jovens tira suas dúvidas com os amigos mais próximos, os quais nem sempre têm preparação e conhecimento suficientes para dar tais conselhos.


Ouvindo nossos leitores, tivemos as seguintes opiniões:



“Acho que hoje não existe mais isso. Desde que seja feita com a pessoa que ama. Não acho legal transar só por transar, mas quando é feito com a pessoa amada ta valendo.
Mas acho que a mulher tem que se guardar pra fazer com a pessoa que ama.
Já para o homem é um pouco diferente, se ele ainda for virgem com 14 anos, já começa a malhação, dizendo que é gay e coisas assim, e como se fosse uma obrigação perder a virgindade cedo.”
(Rodolfo, 38 anos, Engenheiro)

“É o seguinte... acho ultrapassada essa idéia de perder a virgindade depois do casamento, até porque quase não vemos mais casamentos hoje em dia, os casais estão mesmo é se juntando (risos) A virgindade em si não é um assunto muito comentado pelas pessoas e também não é mais um bicho de 7 cabeças... é vista hoje como uma "coisa" qualquer, sem importância, claro que varia de pessoa pra pessoa, mas na maioria é assim mesmo!!! é muito comum ver meninas de 13, 14 anos grávidas, mas não é porque elas não deram importância à virgindade e sim porque não tomaram os devidos cuidados na hora da transa.”
(Francyrose Silva, 23 anos, estudante)

”Acho que vai da cabeça de cada um... Antigamente uma garota virgem era tida como "pura" e era bem cobiçada, hoje em dia nem é tanto assim. Ser virgem ou não, tanto no caso de meninos e meninas já passou a ser "sem sentido”.”
(André Giacomini, 27 anos, Auxiliar de Comércio)

“Acho que virgindade deve ser encarada com responsabilidade.
A questão sexual ainda é tabu, no nosso mundo machista, mas avançou muito nos últimos vinte anos.
Eu entendo que todos têm que experimentar a vida sexual, mas com preparação.
Não pode ser vista como algo “banal.”
(João Alberto, 40 anos, Funcionário Público)

“Acho que é uma coisa muito discutida e ainda é vista como tabu, para eu falar de virgindade é super normal. Besteira falar disso como se fosse uma coisa super importante, como se tratava antigamente. Não estamos mais nos anos 40, que pra casar tinha que ser virgem e se não fosse, era tratada como "qualquer uma", "mulher da vida". Isso mudou. Hoje em dia, descobrimos que não passa de uma "pelezinha" e que não diz nada sobre o que uma mulher pode ou não pode ser para seu marido.”
(Cintia da Hora, 19 anos, Estudante)

“Penso que a virgindade - tanto feminina quanto masculina - deve ser valorizada até quando "pintar" a pessoa certa. Mas como vou saber quem é a pessoa certa? A vida dá muitos sinais, e cabe as pessoas ficarem atentas aos avisos mandados pela natureza. Há fatores que contribuem para a melhor percepção desses sinais, tais como: idade, educação recebida pelos pais ou pessoas mais experientes, etc.”
(Jean Fernandes, 37 anos, Comunicador)


Queremos amor pra você em todos os sentidos e que suas escolhas tragam felicidade para sua vida!
É o que nós do Atitudes Ponto Com Charme desejamos para você.



Por Leide Franco.

Nenhum comentário: