sábado, 27 de setembro de 2008

Liberdade amorosa é escolha?



Liberdade é uma palavra-objetivo que por tempos foi desejo de muitas pessoas e com os novos tempos foi conquistada paulatinamente através de quebras de barreiras sociais e econômicas.
Ao atingir um leque amplo, o significado de liberdade tem expressões plurais: soltar-se das amarras que prendem seus passos, atos; livrar-se de alguém que lhe segura pelas idéias, sentimentos frívolos, possuidor.
A liberdade da qual quero escrever é a liberdade escolha, é da posição que alguns indivíduos pegam para si e a toma como filosofia de vida: “ser só, solteiro”.
O que levam pessoas inteligentes, resolvidas, bonitas, entre outros bons adjetivos, escolher viver uma vida isenta de parceria, namoro declarado?
Enquanto uns vêm para somar, outros subtraem. O medo talvez more nesse ponto crítico de atitudes particulares. Uma escolha dessas geralmente é feita por alguém que já sofreu na própria pele e sentiu o quanto é dolorosa uma decepção amorosa.
Aquele que gosta de não ter alguém sempre por perto, aquele que foge do compromisso, se cansa um dia de ter deixado de compartilhar certas experiências a dois?
Na vida mais madura, o arrependimento pode vir pelo que deixou de desfrutar, aprender com as dores, também.
Porém o desejo de liberdade que há dentro de cada um tem um ponto comum: a busca por uma tal felicidade. A razão para explicar que nem sempre é preciso estar com alguém pra se sentir acompanhado, diz o velho clichê.
Já ouvi dizer que estar solteiro abre oportunidades infinitas de conhecer novas pessoas e se deixar levar pelo prazer que isso traz para vida como a individualidade, a falta de presilhas sentimentais, de laços afetivos que um relacionamento firmado pode proporcionar e claro, a falta de cumplicidade, a não aceitação de como o outro é em sua essência e o não companheirismo, detalhes que quando positivos são fundamentais para um convívio feliz a dois, que por muitas vezes são esquecidos.

Será mesmo que como disse o poeta é impossível ser feliz sozinho?
Leide Franco

2 comentários:

Izabel Fonseca disse...

Antes de qualquer coisa amiga, preciso falar que defendo o amor incondicional.
Sabe aquele tipo de amor que se sente sem ter que colocar condições, sem ditar regras, ou se achar no direito de poldar e cobrar abraços, beijos, e companhia? É esse ai. Eu gosto mesmo é de ser abraçada com o fervor de todos o sentimento de carinho ou de saudade mesmo. Ou até poderia por que não um abraço de orgulho? Acho que hoje no mundo não tenho mais tempo para pessoas que não tenham vida própria, e por ai vai.
Agora quanto a sofrer por amor e por esse motivo não querer dá oportunidade a um novo relacionamento, acho isso corvadia. Pois, que seria de um amor que não deixe um coração partido? Será que terá sido válido? Numa separação alguém tem que sofrer, e esse alguém pode ser euzinha numa boa, mesmo porque ninguém morre de amor. Agora, minha querida, uma coisa é chorar por amor, e outra coisa é esquecer que a vida continua. Então num momento de abandono a primeira coisa a se fazer é rezar pelo anjo de guarda do indivíduo que me deixou escapar, afinal ele deve estar com algum problema na mente, você não acha? e em segundo lugar amiga.... não tem outro jeito é força na peruca e carro na pista. Afinal a vida continua...
Beijos, e mais... não canso de dizer que eu sou sua fã. E quando eu diminui quero ficar igual a você.
Escrever no Atitude é um orgulho para mim. Assim como ver sua opinião no Fruto é um motivo de muita alegria.
e VIVA NÓS MULHERES GUERREIRAS!!!! E QUE OS HOMENS NOS SIGAM!!!!
UM BRINDE A NOSSA CORAGEM!!! kkk
Ah.... viver sozinho é massa também. Nós poetas é que precisamos de um amor para escrever e defendemos essa tese de que é impossível ser feliz sozinho.
Isso é apenas jogada de marketing. Olha.... sabia que vou escrever sobre isso?
Beijos...

Unknown disse...

Hoje,eu percebo claramente que é maravilhoso estar com alguém de quem se goste!Compartilhar alegrias,conquistas,dúvidas,tristezas,sonhos e tudo mais com "aquela" pessoa é uma das coisas que dá um real sentido a vida!Ter dinheiro,casa própria, um belo carro,saúde e amigos é ótimo,mas ter e viver um grande amor é MELHOR ainda...sinto falta disso..e estou cada vez mais pessimista com as mulheres e o mundo no qual vivemos hoje..:(